Rua Afonso Celso, 1245 - Saúde

Fone: 11 2275-5959

cursos

Bateria


As aulas de bateria do Centro Musical Santa Cruz são procuradas por homens e mulheres de todas as idades. Ideal para estimulação da coordenação motora e da percepção rítmica das crianças.

A bateria é formada da união de vários instrumentos: bumbo, caixa, chimbal, prato, surdo e os tons, ou seja, a bateria é um conjunto de tambores e pratos colocados de maneira propícia a serem tocados por um único músico.
Para executar o instrumento o músico utiliza geralmente um par de baquetas. As baquetas apresentam algumas variantes com pontas em madeira, nylon ou feltro ou ainda a vassourinha (conjunto de pequenos fios metálicos) e a drum stick rods ( conjunto de pequenas varetas).
A criação do pedal em 1910 foi marcante para o aparecimento do instrumento na forma em que hoje conhecemos.

 

 

 

 

 

 

Entre as marcas que fizeram história estão a Pearl, Mapex, Ludwig, Sonor, Tama, DW e Yamaha. No brasil inclui-se a Pinguim, Gope, Odery, RMV e Fischer.
Geralmente os pratos são fabricados por empresas especializadas. Entre elas estão a Zildjian, Sabian e Paiste.
Nos anos 80 fabricantes como Simmons, Yamaha e Roland passaram a utilizar um módulo eletrônico que transmite o som diretamente para um fone de ouvido ou caixas acústicas, permitindo ao executante produzir um volume de som apropriado para suas necessidades, evitando o já costumeiro atrito com os vizinhos.
Assim surgiu a bateria eletrônica.
Buddy Rich, John Bonham, Gene Krupa, Ringo Starr, Steve Gadd, Stewart Copeland, Tony Williams, Keith Moon, Elvin Jones, Billy Cobham, Art Blakey Estão entre os mais conhecidos.
No brasil temos nomes como Nene, Wilson das Neves, Zé Eduardo Nazário, Robertinho Silva, Milton Banana, Kiko Freitas, Edu Ribeiro, Aquiles Priester e Duda Neves.

 

 

 

Rua Afonso Celso, 1245 - Saúde - São Paulo/SP (Próximo ao Metrô Santa Cruz)
Tel: (11) 2275-5959 / 2578-1551
cemusc@cemusc.com.br