Rua Afonso Celso, 1245 - Saúde

Fone: 11 2275-5959

cursos

Flauta


O curso de flauta no Centro Musical Santa Cruz  mantém o aluno em contato com todos os elementos da prática musical, estimulando a criatividade e auxiliando seu desenvolvimento psicomotor e sua lateralidade, melhorando a capacidade de memorização e atenção, exercitando o físico, o racional e o emocional de crianças e adultos.

Em 25 de junho de 2009 o portal G1 divulgou uma notícia que causou certo alvoroço entre historiadores, arqueólogos e outros curiosos pela maneira como se deu o desenvolvimento da humanidade.
A equipe chefiada pelo arqueólogo Nicholas Conard , da Universidade de Tübingem, na Alemanha, havia encontrado na caverna de Geibenklouml, no sul da Alemanha, uma flauta feitas de ossos de abutre e com idade aproximada de 35000 anos.

 

 

 

 

 

 

 Pinturas rupestres encontradas nas paredes e tetos de grutas que serviam de guarita ao homem primitivo já davam sinais da presença de instrumento similares na pré-história.

 

 

De lá pra cá muito aconteceu na história do instrumento, mas ainda encontramos muitos deles feitos de maneira artesanal, utilizando materiais da natureza e provavelmente muito próximos daqueles feitos pelos nossos ancestrais.

Suas andanças por povos distintos resultou em modelos variados, das flautas nay à flauta de pã, até chegarmos às flautas atuais, feitas em madeira, resina ou metal.

A flauta doce é feita em madeira ou resina.O sopro é produzido na ponta dos instrumento.
Há dois modelos que se diferem pela maneira como é realizado o dedilhado: A barroca e a germânica.
A família da flauta doce é composta pela sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo.

A flauta transversal é aquela a qual costumamos ver nas orquestras. É feita em metal mas pertence ao naipe das madeiras por ter sido fabricada anteriormente nesse material.
Neste caso, o sopro é produdido na lateral do instrumento e sua familia é composta ainda pelo píccolo, pela flauta baixo e flauta alta.

Flautistas como Altamiro Carrilho, Odette Ernest Dias, João Dias Carrasqueira e Alain Marion fizeram história. Merecem destaque também o flautista Ian Anderson , da banda de rock Jethro Tull  e o jazzista  Herbie Mann.

Professores de Flauta :

Paulo Bento

Rua Afonso Celso, 1245 - Saúde - São Paulo/SP (Próximo ao Metrô Santa Cruz)
Tel: (11) 2275-5959 / 2578-1551
cemusc@cemusc.com.br