Rua Afonso Celso, 1245 - Saúde

Fone: 11 2275-5959

cursos

Percussão


O país do Samba  também é do Xote, do Maracatú, do Baião, do Frevo, do Choro, do Reggae, do Jazz e de todos os gêneros musicais.  
O curso de Percussão do Centro Musical Santa Cruz contempla a todos eles, e propicia ao aluno a técnica,  percepção, criatividade e  precisão rítmica necessárias para executar com competência o repertório de sua preferência.
Nas aulas de percussão  estão presentes instrumentos como pandeiro, agogô, afoxé, triângulo, surdo, tamborim, atabaques, bongô, tumbadoras e muitos tipos de tambores.

 

 

 

 

 

 

Figuras encontradas no interior de cavernas em antigos sitios arqueológicos evidenciam o caráter religioso dado à música pelo homem desde a sua pré história.
Não podemos precisar quando exatamente foram produzidos os primeiros sons musicais, ou se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas de palmas ou bastões, mas sabemos do fascínio do ser humano pelos sons da natureza.O desejo de imitar esses sons certamente foi o passo inicial para a construção da história  da música.

 

 

 

Instrumentos de percussão são aqueles cujo som é obtido através do impacto, raspagem ou agitação.
Podemos dividí-los em instrumentos de altura determinada, ou seja, aqueles que emitem sons que podem ser classificados como notas musicais ( do, re etc.), como o xilofone, a celesta e a marimba, e os de altura não determinada, cujo som não pode ser classificado pela sua altura e portanto possuí função exclusivamente ritmica. São exemplos os tambores, pratos, atabaques, triângulos, pandeiros, tumbadoras, bongôs, etc.

 

Brasil, África e Cuba e Caribe são regiões onde a percussão esta fortemente ligada a cultura de seu povo.
O músico encarregado de  tocar os instrumentos de percussão é chamado percussionista. Dele depende a expressão rítmica de um grupo musical ou mesmo de uma orquestra. 
Na escola de samba costumam ser chamados de ritmistas.

 

Naná Vasconcelos, Robertinho Silva , Airto Moreira, Marcos Suzano são alguns dos grandes percussionistas brasileiros.

Rua Afonso Celso, 1245 - Saúde - São Paulo/SP (Próximo ao Metrô Santa Cruz)
Tel: (11) 2275-5959 / 2578-1551
cemusc@cemusc.com.br