Rua Afonso Celso, 1245 - Saúde

Fone: 11 2275-5959

cursos

Piano


Instrumento de cordas percutidas no qual as teclas acionam pequenos martelos que por sua vez, percutem as cordas fazendo-as vibrar, produzindo as vibrações que irão gerar os sons.
O primeiro piano foi fabricado pelo italiano Bartolomeu Cristofori, construtor de cravos de Florença.
Cristofori chamou este instrumento de gravicembalo col piano e forte, ou seja, cravo com sons suaves e fortes.

O cravo foi o instrumento precursor do piano e tinha suas cordas tangidas por bicos de penas. Piano é uma expressão até hoje usada musicalmente para representar um som suave, de volume baixo.

O novo instrumento , cujas cordas passaram a ser percutidas por martelos de madeira, apresentava uma dinâmica variada, com grande poder de expressão, podendo produzir sons suaves e fortes.
No final do Séc. XVIII o cravo caiu em desuso, substituído pelo pianoforte, que mais tarde ficou conhecido apenas por piano. A partir de então várias melhorias foram implantadas.

 

 

 

 

 

 

O Inglês John Brodwood foi responsável por grandes transformações no instrumento: em 1783 patenteou os 2 pedais. Em 1790 fabricou o primeiro piano com 5 oitavas e meia e em 1794 com 6 oitavas.
Em 1821 Erard inventou o duplo escapo, que permitiu ao executante repetir com velocidade o toque da mesma tecla. 

 

 

No Séc. XIX o piano novamente passou por melhorias, recebendo maior número de notas, cordas mais longas e grossas e martelos agora revestidos por feltros, melhorando a sonoridade.
Os principais compositores do período clássico e romântico escreveram para o instrumento, dentre eles Haydn, Mozart,  Beethoven,Schubert, Mendelssohn, Chopin, Schumann, Liszt e Brahms.

Steinway, Bosendorfer, Broadwood, Chickering, Bechstein, Pleyel e Fazioli são alguns dos grandes fabricantes de pianos na atualidade. No brasil temos  Essenfelder , Pianos Brasil ,Schwartzmann, Fritz Dobbert  e Zimmermann, sendo as duas últimas as únicas ainda em funcionamento no país.

 Alexandre Levy , Magda Tagliaferro, Guiomar Novaes, Nelson Freire , Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, João Carlos Martins e Marcelo Bratke estão entre os grandes nomes do instrumento no Brasil.

 

Rua Afonso Celso, 1245 - Saúde - São Paulo/SP (Próximo ao Metrô Santa Cruz)
Tel: (11) 2275-5959 / 2578-1551
cemusc@cemusc.com.br