cemusc.com.br

Cavaco

Se você é um(a) apreciador(a) de samba, chorinho e/ou pagode, que tal fazer aulas de cavaco? O Centro Musical Santa Cruz  oferece um curso de cavaquinho direcionado ao gênero que você procura.

Pesquisas arqueológicas revelam a existência de um instrumento musical no período neolítico (8000 a.C.), construído a partir de uma corda presa a um arco, em cuja extremidade se colocava a boca.

Esse parece ser o mais antigo instrumento de corda do qual se tem alguma referência histórica e por consequência, precursor de instrumentos como a lira, harpa e alaúde.

A evolução destes instrumentos permitiu o aparecimento de toda a família dos instrumentos de cordas, entre eles o cavaquinho.

Autores como Oneyda Alvarenga, Mario de Andrade, Renato Almeida e Câmara Cascudo defendem a origem portuguesa do cavaquinho. Dizem que ele teria sido levado para Ilha da Madeira e após algumas modificações para Brasil, Açores, Hawai, Indonésia e Cabo Verde.

No Brasil leva o apelido carinhoso de cavaco e suas cordas são  afinadas geralmente em ré(1) si(2) sol(3) e re(4).  

Além dos gêneros musicais, existe uma diferença técnica que separa o cavaquinho tocado no Brasil daquele tocado em Portugal: Aqui utilizamos a palheta para tangir as cordas. Em Portugal utilizam-se os dedos, produzindo uma forma de rasgueado.

Esta fortemente presente em gêneros como o samba e o choro e foi imortalizado através de obras como Brasileirinho, Pedacinhos do Céu, Apanhei-te Cavaquinho, entre outras.

Destacam-se intérpretes como Waldir Azevedo, Nelson Alves e Canhoto.